Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 24 mortos em raides aéreos no noroeste da Síria

Pelo menos 24 pessoas foram hoje mortas por ataques aéreos contra a cidade rebelde de Idleb, noroeste da Síria, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), um dia após o anúncio do acordo russo-norte-americano sobre uma trégua no país.

Pelo menos 24 mortos em raides aéreos no noroeste da Síria
Notícias ao Minuto

17:03 - 10/09/16 por Lusa

Mundo Idleb

Os raides, efetuados por aviões que não foram identificados, visaram um mercado e diversos bairros de Idleb e feriram pelo menos 90 pessoas, precisou a OSDH, que dispõe de uma vasta rede de informadores através da Síria.

Um fotógrafo da agência noticiosa France-Presse viu homens a escalarem escombros, em sandálias, para ajudar à retirada dos feridos e de habitantes cobertos de poeira, após o colapso do seu edifício. Presenciou ainda o mercado em chamas, com civis a afastarem-se do local e alguns transportando feridos.

Após intensas discussões em Genebra, os chefes da diplomacia norte-americana, John Kerry, e russa, Serguei Lavrov, cujos países apoiam campos opostos no conflito sírio, anunciaram um acordo sobre uma trégua que deve iniciar-se na segunda-feira e coincidir com o Aid al-Adha, a grande festa muçulmana do sacrifício.

Hoje, a agência oficial síria Sana anunciou que o Governo de Damasco aprovou o acordo realizado entre os Estados Unidos e a Rússia.

Caso o acordo seja concretizado, as forças armadas sírias devem terminar os seus bombardeamentos nas zonas controladas pelos rebeldes e a ajuda humanitária poderá ser encaminhada para os civis.

A quase totalidade de província de Idleb está controlada desde 2015 por uma coligação de rebeldes e jihadistas, designada "Exército da conquista", e é regularmente atacada pela aviação de Damasco e do seu aliado russo.

O conflito sírio já terá provocado desde 2011 mais de 290.000 mortos e mais de dez milhões de refugiados e deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório