Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Suécia vai fazer testes de idade a crianças refugiadas não acompanhadas

A Suécia vai iniciar em 2017 testes médicos para determinar a idade das crianças refugiadas que estão sem acompanhamento por recear que adultos simulem ser menores para garantirem mais hipóteses de asilo, referiram responsáveis oficiais.

Suécia vai fazer testes de idade a crianças refugiadas não acompanhadas
Notícias ao Minuto

16:09 - 09/09/16 por Lusa

Mundo Migrações

A Direção nacional da medicina forense anunciou que os testes vão começar no início de 2017.

Os exames forenses vão determinar se um requerente de asilo tem idade superior ou inferior a 18 anos, com base no desenvolvimento dos dentes do sizo e testes magnéticos à rótula do joelho.

"Não existe um método para determinar patologicamente a idade exata de um indivíduo... mas ao estudar a fase em que a pessoa se encontra, podemos obter conclusões aproximadas", referiu o examinador forense Elias Palm.

Os testes serão efetuados quando um ou uma requerente de asilo que referir ter menos de 18 anos não conseguir provar a sua idade, e o examinador manifestar dúvidas.

Os testes serão voluntários, o que significa que podem ser recusados pelos migrantes.

Um porta-voz da Agência de Migração, Fredrik Bengtsson, disse à agência noticiosa France Presse (AFP) que os menores que pretendem provar a sua idade vão concordar com os testes. Os que recusarem podem arriscar-se a ser declarados adultos.

A Suécia é o país europeu que tem acolhido o maior número de crianças não acompanhadas e que solicitam asilo.

Em 2015, o país escandinavo recebeu mais de 35.000 crianças não acompanhadas das quais 90% eram rapazes e com muitos sem qualquer documento de identificação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório