Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

EUA avisam Coreia do Norte para novas sanções após teste nuclear

O Presidente dos Estados Unidos defendeu hoje a imposição de novas sanções internacionais como retaliação ao mais recente teste nuclear norte-coreano, considerando-o como uma "grave ameaça à segurança regional e à paz e estabilidade internacionais".

EUA avisam Coreia do Norte para novas sanções após teste nuclear
Notícias ao Minuto

16:10 - 09/09/16 por Lusa

Mundo Barack Obama

Numa declaração, Barack Obama disse ter "consultado" por telefone o homólogo sul-coreano, Geun-Hye, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, sobre o o quinto e mais poderoso teste nuclear efetuado pela Coreia do Norte.

"Concordamos em trabalhar com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, com os outros seis parceiros e com a comunidade internacional para pôr em prática as medidas disponíveis e impostas nas resoluções prévias e para adicionar passos mais significativos, o que inclui novas sanções", avisou Obama.

Hoje, a partir das 15:00 locais (20:00 em Lisboa, o Conselho de Segurança da ONU reúne-se, a pedido dos Estados Unidos e do Japão, para discutir o ensaio nuclear confirmado hoje pela Coreia do Norte.

A Coreia do Norte assegurou ter testado uma ogiva nuclear suscetível de equipar um míssil, um ensaio que decorreu no dia em que o país celebra o 68.º aniversário da sua fundação e denunciado pela Coreia do Sul como um ato de "autodestruição" que vai agravar as tensões na península coreana.

De acordo com os media oficiais norte-coreanos, o último teste permitiu a Pyongyang atingir o objetivo de miniaturizar uma ogiva nuclear de forma a poder inseri-la num míssil.

Na terça-feira o Conselho de Segurança já tinha condenado por unanimidade os disparos de mísseis balísticos norte-coreanos.

Após o seu primeiro ensaio nuclear de 2006, o Conselho já aplicou cinco pacotes de sanções a Pyongyang.

JSD (PCR) // VM

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório