Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

A bandeira de icónica imagem do 11 de Setembro regressa a Nova Iorque

Imagem foi captada na altura da tragédia pelo fotógrafo Thomas E. Franklin.

Notícias ao Minuto

13:30 - 09/09/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estados Unidos

A 11 de Setembro de 2001, os Estados Unidos foram alvo do maior ataque terrorista em solo norte-americano da sua história. Perto de três mil pessoas morreram. Muitas em Nova Iorque, onde as Torres Gémeas colapsaram.

Billy Eisengrein, George Johnson e Dan McWilliams foram três dos bombeiros que, naquele dia, acorreram ao local para tentar salvar vidas. Ao fim do dia, entre os escombros, descobriram uma bandeira dos Estados Unidos e decidiram erguê-la.

Num país em choque com o que se estava a passar, a imagem tornou-se icónica, lembrando outra fotografia histórica, de seis soldados em Iwo Jima, enquanto decorriam os combates entre norte-americanos e japoneses, em plena Segunda Guerra Mundial.

O momento captado em 2001 tornou-se célebre, foi imortalizado em estátuas de cera e assunto de documentários. Agora, quando os EUA se preparam para recordar o 11 de Setembro, 15 anos após os ataques, há uma cerimónia preparada para o regresso da bandeira a Nova Iorque.

Durante anos, a bandeira original esteve desaparecida. Alguém a terá levado no meio do caos daquele longo dia. Uma outra bandeira, um pouco maior, foi usada em eventos públicos.

Até que em 2014 a bandeira original ressurgiu. Foi entregue por um ex-fuzileiro a um quartel de bombeiros, em Washington, conta a CNN. Investigadores voaram até à capital para a analisar. Até que confirmaram: era mesmo a bandeira original.

A bandeira que ganhou esta dimensão icónica graças ao gesto daqueles três bombeiros volta agora a Nova Iorque, cidade que perdeu 343 bombeiros quando as Torres Gémeas caíram, e vai estar em exposição no memorial onde se presta homenagem às vítimas do ataque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório