Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Morreu Prince Buster, músico jamaicano pioneiro do ska

O músico jamaicano Prince Buster morreu na quinta-feira aos 78 anos em Miami, nos Estados Unidos após problemas cardíacos, disse fonte familiar ao jornal Jamaica Observer, de Kingston.

Morreu Prince Buster, músico jamaicano pioneiro do ska
Notícias ao Minuto

09:23 - 09/09/16 por Lusa

Mundo Óbito

O músico e produtor Cecil Bustamante Campbell, conhecido como Prince Buster era um dos nomes mais importantes do ska e do rockseady - géneros musicais percursores do reggae - desde o final dos anos 1950.

Prince Buster, filho de um ferroviário, era natural de uma das zonas mais carenciadas de Kingston, a capital da Jamaica, antiga colónia britânica, independente desde 1962.

Prince Buster, pioneiro do ska produziu o tema 'Oh Carolina', dos 'Folkes Brothers' e é autor de 'Madness', 'One Step Beyond' e 'Judge Dread' tendo sido o primeiro músico jamaicano a conseguir entrar no 'Top 20' britânico com 'Al Capone', em 1965.

Prince Buster ajudou a influenciar movimentos revivalistas ska no Reino Unido no final dos anos 1970 marcados sobretudo pelo movimento '2 Tone', após o surgimento de bandas como 'The Specials', 'The Selecter', 'Beat' ou 'Madness'.

Em 1978, a banda londrina 'Morris and the Minors' mudaram de nome para 'Madness' em homenagem a Prince Buster gravando uma versão do clássico 'One Step Beyond', no primeiro álbum.

Apesar da idade, Prince Buster continuava a atuar, sobretudo nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório