Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Coreia do Norte confirma teste nuclear "bem-sucedido"

A Coreia do Norte confirmou hoje ter levado a cabo o quinto ensaio nuclear "com sucesso", informou a televisão oficial norte-coreana, no dia em qua o país celebra o 68.º aniversário da sua fundação.

Coreia do Norte confirma teste nuclear "bem-sucedido"
Notícias ao Minuto

06:29 - 09/09/16 por Lusa

Mundo Pyongyang

A confirmação do ensaio nuclear surge depois de Seul ter dito que este foi o teste mais potente alguma vez realizado por Pyongyang.

O anúncio foi apresentado pela locutora Ri Chun-hee, num breve espaço informativo especial emitido pela televisão estatal KCTV por volta das 13:00 locais (04:30 em Lisboa).

O teste confirma que uma ogiva nuclear pode ser instalada em mísseis balísticos, segundo a televisão norte-coreana.

"O nosso (...) partido enviou uma mensagem de felicitações aos nossos cientistas nucleares (...) por terem conseguido levar a cabo um ensaio de explosão de uma ogiva nuclear", disse a locutora.

Um tremor de terra de cerca de 5 graus de magnitude foi detetado às 09:30 locais (01:30 em Lisboa), muito perto da base de testes nucleares de Punggye-ri, cenário de quatro ensaios nucleares anteriores, pelo serviço meteorológico sul-coreano, assim como pelo Centro Sismológico da Europa, Serviço Geológico dos Estados Unidos e agência meteorológica japonesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório