Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Novo teste nuclear da Coreia do Norte "foi o mais forte de sempre"

O teste nuclear alegadamente realizado hoje pela Coreia do Norte foi "o mais poderoso até à data", disse fonte militar citada pela agência de notícias Yonhap.

Novo teste nuclear da Coreia do Norte "foi o mais forte de sempre"
Notícias ao Minuto

06:23 - 09/09/16 por Lusa

Mundo Seul

"Acreditamos que a Coreia do Norte levou a cabo um teste nuclear hoje", refere a agência, ao citar uma fonte não identificada do Ministério da Defesa sul-coreano.

"A explosão deverá ter [sido causada por] cerca de 10 quilotoneladas -- a mais forte até agora realizada pela Coreia do Norte", acrescentou.

O ensaio nuclear levado a cabo pelo regime norte-coreano em fevereiro de 2013 era previamente considerado o mais poderoso até à data, com uma potência de seis a nove quilotoneladas.

As autoridades sul-coreanas informaram que há uma "forte probabilidade" de a Coreia do Norte ter realizado novo ensaio nuclear, depois de o serviço meteorológico sul-coreano ter detetado hoje um sismo de magnitude 5 causado de forma artificial.

"Há uma forte probabilidade de ter sido um ensaio nuclear, dada a localização [junto ao centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri] e magnitude do sismo", disse uma fonte não identificada citada pela agência sul-coreana Yonhap.

O Centro Sismológico da Europa também avaliou que se trata de um tremor de terra de magnitude 5 na escala de Richter e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) atribuiu-lhe uma intensidade de 5,3, confirmando que foi produzido por uma "explosão".

Caso seja confirmado, este será o quinto teste nuclear realizado pela Coreia do Norte. O mais recente foi levado a cabo em janeiro, no mesmo local, em Punggye-ri.

No quarto ensaio nuclear, a Coreia do Norte garante ter detonado uma bomba de hidrogénio, algo que é questionado pelos peritos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório