Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Cerca de 50 pessoas presas em cabines sobre os Alpes, resgate suspenso

Cerca de 50 pessoas permaneciam presas em cabines de teleféricos sobre os glaciares do Monte Branco, nos Alpes franceses, a 3.800 metros de altitude, após ser suspensa a operação de resgate por helicóptero, ao início da noite, disseram as autoridades.

Cerca de 50 pessoas presas em cabines sobre os Alpes, resgate suspenso
Notícias ao Minuto

22:03 - 08/09/16 por Lusa

Mundo França

Os teleféricos ficaram presos, inicialmente, com 110 pessoas a bordo, das quais mais de metade foram retiradas.

"Conseguimos retirar, em condições muito difíceis, 60 pessoas numa hora e meia", disse o prefeito da Alta-Sabóia, Georges-François Leclerc, em declarações à agência France Presse.

"Tivemos de suspender o transporte aéreo ao cair da noite", acrescentou.

Leclerc não esclareceu se os turistas que permanecem nos teleféricos terão de passar a noite suspensos nas cabines.

O problema foi causado por um cruzamento de cabos, que ocorreu por "motivos desconhecidos", cerca das 14:00 locais (mais uma hora em Lisboa), e os funcionários da Mont-Blanc Company não conseguiram resolver a avaria, afirmou Mathieu Dechavanne, administrador da companhia que gere os teleféricos.

Os teleféricos ligam Ainguille do Mido (3.842 metros), do lado francês, à Pointe Helbronner (3.462 metros), e que assinala a fronteira com a Itália, para onde as pessoas resgatadas foram levadas.

As condições atmosféricas estavam boas, inicialmente, mas pioraram mais tarde, com o aparecimento de nuvens nas altitudes elevadas.

A operação de resgate envolveu três helicópteros da Suíça, França e Itália.

"Estamos em contacto com os clientes [que se encontram nos teleféricos]. Eles têm água e algumas formas de comunicação, mas começam a achar que está a demorar muito tempo", disse Dechavanne.

Os teleféricos "Panorama Monte Branco" atravessam os glaciares do Vale Branco e permitem percorrer o maciço do Monte Branco, que culmina a 4.810 metros, desde França e em direção a Itália. Cada cabine dispõe de quatro lugares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório