Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Situação de segurança no leste da RDCongo é "muito preocupante"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República Democrática do Congo classificou hoje como "muito preocupante" a situação de segurança no leste daquele país vizinho de Angola.

Situação de segurança no leste da RDCongo é "muito preocupante"
Notícias ao Minuto

20:13 - 08/09/16 por Lusa

Mundo Ministro

Raymond Tshibanda falava à imprensa no final de uma audiência com o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

O chefe da diplomacia congolesa referiu que a situação é preocupante face à mudança de método de ataque do movimento rebelde ADF, do Uganda, que agora usa "táticas de terrorismo".

"Com base nisso, trocámos impressões com o estadista angolano, na qualidade de presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e também de Angola, como vice-presidente do órgão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral para a defesa e segurança", disse Raymond Tshibanda, citado pela agência noticiosa angolana, Angop.

Relativamente às eleições naquele país, o governante congolês disse que há consenso de ideias entre os atores políticos na RDCongo sobre a data, que, no entanto, ainda não foi marcada.

O ministro salientou que o diálogo é permanente e que o Governo deseja que as eleições se realizem de forma pacífica, evitando distúrbios antes e depois do ato eleitoral.

A realização de eleições na RDCongo estão um ano atrasadas, devido ao processo tardio de registo eleitoral.

Além da situação política e militar da RDCongo, o encontro serviu igualmente para analisar as relações de cooperação entre os dois países, que se encontram "num nível excelente", disse o ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório