Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Escândalo causa duas baixas no painel que elege Nobel da Medicina

Dois membros do júri foram afastados.

Escândalo causa duas baixas no painel que elege Nobel da Medicina
Notícias ao Minuto

17:06 - 08/09/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Suécia

Um escândalo em torno do cientista italiano Paolo Macchiarini ditou a saída de Harriet Wallberg e Anders Hamsten, duas figuras que integravam o painel que, anualmente elege o prémio Nobel da Medicina.

Wallberg e Hamsten já foram os dois responsáveis pelo Instituto Karolinska, na Suécia, o mesmo de onde Macchiarini trabalha. Perante os resultados de uma auditoria recente, o governo sueco mostrou-se implacável e afastou toda a direção deste instituto.

Macchiarini ganhou reputação após ter levado a cabo um transplante de uma traqueia sintética. É também conhecido pelo seu trabalho com células estaminais. No entanto, o seu trabalho ao longo dos últimos anos tem estado sob suspeita e a auditoria externa levada a cabo ditou este desfecho.

Dois dos pacientes de Macchiarini morreram, conta a BBC. Além do mais, o cientista é acusado de ter falsificado resultados e adulterando conclusões do seu trabalho. Ora, os agora dois ex-membros do painel que decide o Nobel da Academia terão sido informados atempadamente das dúvidas. Mas nunca terão agido.

Um juiz ligado ao processo diz mesmo que “nunca tinha visto referências tão negativas” e questiona não só o porquê de Macchiarini ter sido contratado mas também o facto de o cientista ter visto o seu contrato renovado, salienta a mesma cadeia britânica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório