Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sondagem mais recente dá maioria absoluta do PP nas eleições

O PP espanhol ganharia com maioria absoluta as eleições regionais na Galiza caso a votação fosse hoje, com o PSOE prestes a ser ultrapassado como segunda força política, indica a última sondagem do Centro de Investigações Sociológicas.

Sondagem mais recente dá maioria absoluta do PP nas eleições
Notícias ao Minuto

12:59 - 08/09/16 por Lusa

Mundo Galiza

Nas eleições marcadas para 25 de setembro, o Partido Popular na Galiza, que tem Alberto Núñez Feijóo como candidato à reeleição, poderá obter entre 40 e 41 assentos no parlamento regional, enquanto o Partido Socialista da Galiza poderá baixar dos atuais 18 deputados regionais para 16.

Além disso, os socialistas ainda têm de levar em conta que o En Marea (formação galega que agrupa o Podemos, o Equus e outros movimentos) poderá obter entre 15 e 17 deputados regionais. Ou seja, o PSOE pode mesmo ser ultrapassado como segunda força na Galiza.

Tudo somado significa que os 40 a 41 assentos do PP (nas eleições de 2012 obteve 41) significam que as restantes forças - PSOE, En Marea e o Bloque Nacionalista Galego (BNG, que desce de sete para dois assentos) - não conseguem, juntos, suplantar a formação de direita.

As eleições regionais na Galiza estão a ser vistas pelos analistas em Espanha como um momento de clarificação para a política nacional, já que uma vitória clara do PP e uma derrota forte do PSOE podem alterar as posições de ambos os partidos quanto às suas lideranças.

A nível nacional, o PP tem até ao final de outubro para conseguir apoios (já tem 170 votos "Sim", mas precisa de 176) no Congresso para a investidura de Mariano Rajoy como presidente do Governo. Rajoy precisa, pelo menos, da abstenção do PSOE, mas o seu líder, Pedro Sánchez, já afirmou que não viabilizará um governo de direita em nenhuma circunstância.

Uma derrota na Galiza, no entanto, poderia aumentar a contestação dos "barões regionais" socialistas ao seu líder nacional, forçando-o a aceitar um acordo para que o PP governe em minoria. A vitória do PP na Galiza já era esperada, mas a perda de mais deputados socialistas ou o facto de ser ultrapassado pela formação apoiada pelo Podemos pode indicar à cúpula do PSOE que o partido está a sofrer uma erosão maior do que o esperado devido às posições recentes de Sánchez.

A sondagem do Centro de Investigações Sociológicas (CIS) foi feita entre 29 de agosto e 02 de setembro (3.450 entrevistas) e tem um erro de amostra de 1,7 por cento, para um grau de confiança de 95,5%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório