Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Geórgia aproxima-se de adesão à NATO, afirma secretário-geral

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, declarou hoje que a ex-república soviética Geórgia está mais perto de se tornar membro da aliança, num gesto de apoio à pequena nação do Cáucaso, apesar da feroz oposição da Rússia.

Geórgia aproxima-se de adesão à NATO, afirma secretário-geral
Notícias ao Minuto

17:04 - 07/09/16 por Lusa

Mundo Jens Stoltenberg

"Estão a continuar a fortalecer a vossa democracia e as instituições civis e isso ajudou a Geórgia a aproximar-se da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte)", disse Stoltenberg em conferência de imprensa após um encontro com o primeiro-ministro georgiano, Giorgi Kvirikashvili, em Tbilissi.

"Não estão sozinhos no vosso caminho de reformas. A Geórgia tem todas as ferramentas necessárias para se tornar Estado membro da NATO. Continuaremos a contar com a Geórgia e vamos continuar a apoiar-vos", acrescentou.

Durante a sua visita de dois dias ao país, o responsável vai presidir a reuniões do Conselho do Atlântico Norte -- o principal órgão de decisão da aliança -- e da Comissão NATO-Geórgia, que supervisiona o processo acionado na cimeira da NATO em 2008, em Bucareste, onde os aliados acordaram que a Geórgia se tornasse membro.

A Aliança Atlântica tem insistido em que a decisão de Bucareste sobre uma eventual entrada da Geórgia continua de pé, mas -- temendo alienar uma cada vez mais assertiva Rússia -- tem até agora rejeitado dar início ao processo de adesão formal da ex-república soviética.

A Geórgia e a Rússia há muito que estão em conflito por causa do pedido de Tbilissi para aderir à NATO e à União Europeia, e a espiral de confrontação culminou numa breve guerra, em 2008, devido às províncias separatistas georgianas Ossétia do Sul e Abecásia.

Depois da guerra, na qual as forças russas esmagaram o pequeno exército da Geórgia, Moscovo reconheceu os enclaves separatistas como Estados independentes e neles estacionou milhares de soldados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório