Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Teodorin Obiang vai ser julgado por peculato em França

Teodorin Obiang, filho do Presidente da Guiné Equatorial, vai ser julgado em Paris por branqueamento, peculato e corrupção, disse hoje à agência France Presse uma fonte próxima do inquérito.

Teodorin Obiang vai ser julgado por peculato em França
Notícias ao Minuto

13:03 - 07/09/16 por Lusa

Mundo Inquérito

Promovido no final de junho pelo seu pai Teodoro Obiang Nguema a vice-Presidente da Guiné Equatorial, Teodorin Obiang, 47 anos, é acusado de ter reunido em França um património considerável, financiado em parte por dinheiro de corrupção e do desvio de fundos públicos no seu país.

"A França vai acolher o primeiro julgamento sobre os ganhos ilícitos", congratulou-se William Bourdon, advogado da organização não-governamental Transparency International France e presidente da Sherpa, as duas associações que apresentaram queixa em 2007 e 2008.

O inquérito permitiu determinar que Teodorin Obiang adquiriu "em França, entre 2007 e 2011, seja diretamente, seja através de 'testas de ferro' ou empresas de fachada, um património mobiliário e imobiliário avaliado em várias dezenas de milhões de euros", referem os juízes na decisão divulgada hoje, segundo uma fonte próxima do dossier.

Reuniu aquele património quando era ministro da Agricultura e das Florestas, investindo em França o dinheiro "da corrupção" e "o produto dos desvios de fundos públicos" no seu país, adiantam.

As despesas sumptuárias de Teodorin Obiang em França incluem um hotel particular de 4.000 metros quadrados no chique XVI.º bairro de Paris, viaturas de luxo ou uma parte da coleção de arte Yves Saint Laurent-Pierre Bergé (por 18,3 milhões de euros).

Na Guiné Equatorial, um dos maiores produtores de petróleo da África subsaariana, mais de metade dos habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza.

Teodorin Obiang tentou travar o processo através de várias ações legais em França, tendo recorrido ainda ao mais alto órgão judiciário da ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório