Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Marrocos pede à ONU que pressione Argélia devido ao Saara Ocidental

O ministro do Interior marroquino, Charki Braiss, apelou hoje às Nações Unidas que pressionem a Argélia para "contribuir numa solução" para a resolução do problema do Saara Ocidental.

Marrocos pede à ONU que pressione Argélia devido ao Saara Ocidental
Notícias ao Minuto

11:17 - 07/09/16 por Lusa

Mundo Charki Braiss

"Desejamos que a ONU, que tem esse problema nas mãos, possa convencer esse país (Argélia) a dar uma contribuição para que encontremos uma solução", disse Charki Braiss, num encontro com cerca de 50 jornalistas africanos que efetuam uma visita a Marrocos.

As autoridades marroquinas reivindicam o Saara Ocidental como parte do seu território, mas reconhece que essa opinião não colhe consenso entre os países africanos e mesmo a nível das Nações Unidas.

"O problema do Saara que as pessoas chamam ocidental e que chamamos marroquino é um problema que se arrasta há 40 anos e que envenena um pouco a situação em África. É um problema que existe", disse o ministro.

"Se recorrermos à história, verá que o Marrocos foi colonizado por dois países, mas conseguimos recuperar o nosso território progressivamente e nunca abandonamos esse território (Saara Ocidental)", acrescentou.

O governante marroquino disse que o seu Governo "tem feito todo o esforço" junto da comunidade internacional para encontrar uma solução para a questão, acusando a vizinha Argélia de querer "fazer perdurar" o problema.

"Trata-se de um determinado país que apoia a Frente Polisário (braço armado do povo saarauí) que se encontra no território argelino e que atualmente tem 40 a 50 mil reféns marroquinos em seu poder", acrescentou.

Num outro encontro separado, também com jornalistas africanos, o diretor do Centro de Investigação judiciária (BCIJ), Abdelhak El Khayam, acusou a Frente Polisário de "recrutar terroristas para ações em território marroquino".

O responsável mostrou imagens de satélite de alegados "treinos de terroristas" da Frente Polisário em território argelino.

A visita dos 55 jornalistas proveniente de 25 países africanos enquadra-se no âmbito da 22.ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, denominada COP 22, que se realiza em Marraquexe de 07 a 18 de novembro, com um foco em África.

A conferência deste ano tem como objetivo contribuir para a implementação do Acordo de Paris sobre o clima, através do reforço de mobilização de todos os intervenientes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório