Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Jornalista húngara que agrediu refugiados arrisca cinco anos de prisão

A jornalista húngara que pontapeou e rasteirou vários refugiados, entre eles crianças, na fronteira com a Sérvia, há cerca de um ano, foi agora acusada de vandalismo pela justiça húngara por esse comportamento.

Notícias ao Minuto

11:08 - 07/09/16 por Lusa

Mundo Justiça

Caso seja condenada, Petra László poderá ter de cumprir uma pena de prisão até cinco anos.

"O comportamento violento da acusada, que não causou ferimentos, provocou consternação nas pessoas que estavam presentes", considerou a Procuradoria da província húngara de Csongrád. Apesar de dar como provado que a jornalista pontapeou e rasteirou vários refugiados que fugiam da polícia ao entrar na Hungria a partir da Sérvia, a acusação indica que não se pode demonstrar que a sua atitude agressiva foi motivada "pela origem das vítimas ou pelo facto de estas serem imigrantes".

Petra László trabalhava para a televisão N1, próxima ao partido de extrema-direita Jobbik. Foi despedida na sequência do incidente e, entretanto, pediu desculpa pelos seus atos.

Um mês depois da agressão, a jornalista declarou ao diário russo Izvestia que não conseguia encontrar trabalho e que estava a pensar em imigrar para a Rússia, algo que acabou por não fazer.

O caso aconteceu antes de a Hungria ter fechado a fronteira com a Sérvia, numa altura em que entravam no país milhares de imigrantes por dia.

Os refugiados sírios rasteirados Osama Abdul Mohsen e o seu filho Zaid instalaram-se em Espanha, na cidade de Getafe (próxima de Madrid). Osama Abdul Mohsen foi contratado pela Escola Nacional de Treinadores de Futebol.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório