Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Nova Zelândia precisa de imigrantes e a culpa é dos neozelandeses

Polémicas declarações pertencem ao próprio primeiro-ministro.

Nova Zelândia precisa de imigrantes e a culpa é dos neozelandeses
Notícias ao Minuto

09:57 - 07/09/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Primeiro-ministro

Todas as semanas, John Key participa num programa da Rádio Nova Zelândia no qual fala sobre vários aspetos da sociedade do país que lidera.

A sua última aparição gerou alguma polémica, pois, como explica o jornal The Guardian, o primeiro-ministro neozelandês justificou o porquê de o país receber tantos imigrantes.

John Key referiu que o país precisa dos imigrantes para trabalhar porque os neozelandeses não têm “ética no trabalho e têm problemas com drogas”.

“Pergunte aos empregadores. Eles vão dizer que os desempregados, que são atualmente 200 mil, não passarão num teste de drogas. Algumas destas pessoas não voltarão a trabalhar e algumas destas pessoas vão dizer que têm problemas de saúde”, afirmou o governante.

Estas declarações surgem na sequência da divulgação de dados oficiais que mostram que, só este ano, já chegaram à Nova Zelândia 69 mil pessoas oriundas de outros países.

Todos os anos chegam ao país mais de 9 mil trabalhadores para funções sazonais nos setores vinícola e da horticultura.

O diretor da Horticultura da Nova Zelândia, Leon Stallard, disse estar “de acordo com o primeiro-ministro”, dizendo que todos os anos contrata desempregados nacionais e que já tinha visto as suas expetativas serem defraudadas “uma e outra vez”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório