Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Zika: Democratas no Senado dos EUA bloqueiam plano por exclusão de ONG

O Partido Democrata dos EUA manteve hoje o bloqueio de 1.100 milhões de dólares para combater o Zika, já que os republicanos excluíram do plano de ajuda a Planned Parenthood, a maior organização de planeamento familiar do país.

Zika: Democratas no Senado dos EUA bloqueiam plano por exclusão de ONG
Notícias ao Minuto

08:01 - 07/09/16 por Lusa

Mundo Carreira

O bloqueio chega num momento crítico, depois de o diretor dos Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças, Tom Frieden, ter advertido na semana passada que a sua agência está sem fundos continuar o combate ao surto.

Embora o resultado da votação tenha sido de 52 a 46 favorável ao apoio de emergência, requerem 60 votos para que seja aprovada.

No total, entre os Estados Unidos e os seus territórios, há quase 17.000 casos de Zika reportados, a maioria em Porto Rico, incluindo 1.595 mulheres grávidas com infeções confirmadas por laboratório.

Além disso, nasceram 17 bebés com malformações associadas ao vírus.

O Zika causa apenas sintomas moderados, como febre e urticária, para a maioria das pessoas, mas grávidas que contraiam a doença podem dar à luz bebés com microcefalia, uma deformação caracterizada por cérebros e cabeças anormalmente pequenos.

Um terço dos bebés infetados com Zika no útero tem doenças oculares como inflamação do nervo ótico, problemas nas retinas ou cegueira, segundo os investigadores.

Nos adultos, o vírus pode causar conjuntivite e, em casos raros, uveíte, uma condição em que parte do olho fica inflamado, que pode causar perda total de visão.

Na semana passada, o Comité de Emergências da OMS decidiu que a epidemia de Zika continua a ser uma emergência sanitária de alcance internacional, dada a sua expansão geográfica e o desconhecimento sobre os seus efeitos neurológicos.

Nas últimas semanas foram confirmados quatro casos na Guiné-Bissau e uma centena em Singapura.

A atual epidemia apareceu no Brasil no final de 2014 e já se expandiu a mais de 60 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório