Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Furacão Newton chegou esta manhã ao México com ventos de 150km/h

O furacão Newton chegou esta manhã ao México, tendo tocado terra no Cabo de San Lucas, uma estância balnear no estado da Baixa Califórnia do Sul, anunciou o centro norte-americano de vigilância de furações (NHC).

Furacão Newton chegou esta manhã ao México com ventos de 150km/h
Notícias ao Minuto

11:54 - 06/09/16 por Lusa

Mundo NHC

O Newton encontrava-se a 10 quilómetros a sul das costas desta estância balnear, fortemente fustigada por outro furacão em 2014, e deslocava-se para noroeste com ventos que alcançavam os 150km/h, precisou o NHC no seu último boletim, citado pela agência France Presse.

A depressão irá continuar o seu avanço e enfraquecer ligeiramente, mas manter-se-á um furacão quando chegar ao noroeste do continente mexicano na quarta-feira de manhã, prevê o NHC.

O governo do estado da Baixa Califórnia do Sul declarou o estado de emergência e abriu vários centros de refúgio com a capacidade de acolher cerca de 16 mil pessoas. Todos os voos com destino à Baixa Califórnia estão cancelados desde a passada segunda-feira.

De acordo com o secretário do Turismo do estado, Genaro Ruiz, 15 mil turistas, na sua maioria norte-americanos, estão atualmente de férias em La Paz, Loreto e em Los Cabos.

O Newton poderá provocar inundações e deslizamento de terras em oito estados da costa do Pacífico no México, preveniu o diretor nacional dos serviços mexicanos de proteção civil, Ricardo de la Cruz. O mesmo responsável indicou que os portos na região foram fechados.

Mais de três mil refúgios temporários com a capacidade de acolher cerca de 800 mil pessoas foram abertos nos estados suscetíveis de ser afetados pelo furacão, indicou o mesmo funcionário.

Em setembro de 2014, a estância balnear de Los Cabos foi duramente fustigada pelo furacão Odile, que fez seis mortos e provocou danos importantes.

Em setembro de 2013, o impacto quase simultâneo de dois furacões, Ingrid e Manuel, fez 157 mortos no estado de Guerrero, entre os quais uma meia centena de pessoas soterradas por um deslizamento de terras na localidade de La Pintada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório