Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Bombas por explodir em Laos fazem parte do quotidiano

Enquanto os Estados Unidos combatiam no Vietname, um país vizinho sofria igualmente com bombardeamentos.

Notícias ao Minuto

21:35 - 06/09/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Guerra

Entre 1964 e 1973, os Estados Unidos travaram uma luta sangrenta nas selvas do Vietname. Apesar do poderio militar, a potência foi mesmo obrigada a recuar.

Para a história ficou um conflito que várias vezes foi representado no cinema. Mas um outro país ali ao lado sofreu com o conflito. E ainda sofre nos dias de hoje.

Falamos de Laos, um país que serviu de rota de mantimento e munições para os norte-vietnamitas e que, por essa razão, se tornou um dos alvos norte-americanos.

Ao longo de mais de uma década de conflito, milhões de bombas caíram em Laos. Cerca de um terço nunca chegou a explodir, conta a Reuters.

Em 2016, muitas dessas bombas podem ser vistas um pouco por todo o lado, sendo mesmo usadas como se fossem pilares, em casas, ou até para como cercas. Mas há também quem as use como elementos decorativos em hotéis.

Algumas estão apenas armazenadas, mas nas terras por cultivar há também muitas bombas que não explodiram então, mas que explodiram décadas depois.

A Reuters mostra-nos também imagens de jovens que nasceram muito depois da guerra mas que foram vítimas da mesma guerra que os avós viveram, tendo ficado em membros à conta de bombas que o mundo esqueceu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório