Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Jornalista detido por divulgar vídeo de protesto contra Maduro

Um tribunal venezuelano ordenou hoje a detenção preventiva do jornalista chileno-venezuelano Braulio Jatar Alonso, enquanto decorrerem as investigações sobre um alegado branqueamento de capitais e a divulgação de um vídeo sobre um protesto contra o Presidente Nicolás Maduro.

Jornalista detido por divulgar vídeo de protesto contra Maduro
Notícias ao Minuto

08:31 - 06/09/16 por Lusa

Mundo Venezuela

A decisão do tribunal foi confirmada aos jornalistas pelo advogado Alfredo Romero, diretor da ONG Foro Penal Venezuelano, que explicou que o jornalista chileno-venezuelano é diretor do sítio web Reporte Confidencial e que permanecerá detido nos próximos 45 dias num calabouço do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin, serviços secretos), em Caracas.

Braulio Jatar Alonso, que também é advogado, foi o primeiro a divulgar um vídeo, através do Twitter, sobre o alegado momento em que, no último sábado, dezenas de pessoas tocando tachos se aproximaram e insultaram o Presidente Nicolás Maduro, protestando contra a escassez de produtos básicos, na ilha venezuelana de Margarita, a nordeste de Caracas.

Entretanto, o governo chileno, pediu explicações ao executivo venezuelano sobre a detenção, estando à espera de autorização para que familiares e o cônsul chileno possam reunir-se com o jornalista.

"Eu mesmo contactei a ministra de Relações Exteriores da Venezuela (Delcy Rodríguez) e foi possível confirmar que foi detido, que está acusado e estamos à espera de maiw novidades", disse aos jornalistas o ministro dos Negócios Estrangeiros do Chile, Heraldo Muñoz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório