Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Síria: Presidente turco propõe a Putin e Obama "zona de exclusão aérea"

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou hoje ter proposto aos seus homólogos norte-americano, Barack Obama, e russo, Vladimir Putin, a formação de uma "zona de exclusão aérea" no norte da Síria em guerra.

Síria: Presidente turco propõe a Putin e Obama "zona de exclusão aérea"
Notícias ao Minuto

16:45 - 05/09/16 por Lusa

Mundo Conflito

"Trabalhamos para declarar esta região zona de exclusão aérea", declarou durante um discurso transmitido pela televisão à margem da cimeira do G20 na China, numa referência à zona fronteiriça que os rebeldes sírios apoiados por Ancara conquistaram aos 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI).

"Eis a minha proposta a Obama e Putin", acrescentou, precisando que poderá "ser assegurada com as forças da coligação" internacional que também combate as forças 'jihadistas'.

No domingo a Turquia anunciou ter expulsado totalmente as forças do EI da sua fronteira com a Síria, um importante sucesso para Ancara desde o lançamento da operação "Escudo do Eufrates" em 24 de agosto na Síria, e também dirigida contra as milícias curdas locais.

A Turquia, que acolhe mais de 2,5 milhões de refugiados sírios no seu território, já apelou por diversas vezes ao estabelecimento no interior da Síria de uma zona protegida e interdita à aviação.

Em paralelo, o Presidente turco indicou que as autoridades turcas estão a cooperar com a Rússia para a instauração de um cessar-fogo na região de Alepo.

"Trabalhamos atualmente com a Rússia para que seja declarado um cessar-fogo na região de Alepo", declarou Erdogan, manifestando ainda o desejo da sua concretização antes da festa muçulmana do Aïd el-Kébir, prevista para o início da próxima semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório