Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Síria: Obama e Putin insistem nas negociações sobre cessar-fogo

Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia insistiram hoje para que as suas delegações continuem a negociar um cessar-fogo na Síria visando aumentar o envio de ajuda humanitária, num encontro à margem da cimeira do G20.

Síria: Obama e Putin insistem nas negociações sobre cessar-fogo
Notícias ao Minuto

13:09 - 05/09/16 por Lusa

Mundo G20

Barack Obama e Vladimir Putin "esclareceram questões pendentes" e pediram ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e ao seu homólogo russo, Sergei Lavrov, para que continuem as negociações, indicaram fontes da Casa Branca.

Hoje, antes do encontro dos chefes de Estado, Kerry e Lavrov reuniram-se para discutir a redução dos combates na Síria, mas não chegaram a acordo. Esperava-se que os dois países acordassem disponibilizar ajuda humanitária aos civis de Alepo e suspender, pelo menos em parte, os bombardeamentos russos e sírios.

Os chefes da diplomacia dos dois países devem reunir-se nos próximos dias "seguramente esta semana", disseram as mesmas fontes, classificando de "construtivas" as discussões entre Obama e Putin, que estiveram reunidos cerca de uma hora e meia.

As delegações norte-americana e russa discutem a questão há semanas.

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, não há entendimento em relação à questão dos rebeldes apoiados pela coligação anti-'jihadista', conduzida pelos Estados Unidos, serem da oposição moderada ou incluírem 'jihadistas' da Frente al-Nosra.

De acordo com a agência France Presse, as negociações sobre o conflito terão sido afetadas por desenvolvimentos no terreno.

Tropas do Governo sírio, que é apoiado pela Rússia, ocupam a zona ocidental da cidade de Alepo, enquanto os bairros da zona oriental são controlados pelos grupos rebeldes.

O conflito na Síria já matou cerca de 300 mil pessoas em cinco anos, tendo obrigado milhões a abandonarem as suas casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório