Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco menores hospitalizados após rixa em campo de refugiados grego

Cinco menores foram hospitalizados hoje na sequência de uma rixa entre jovens refugiados no campo de Moria, na ilha grega de Lesbos, onde as tensões crescem entre milhares de exilados, encurralados pelo bloqueio europeu.

Cinco menores hospitalizados após rixa em campo de refugiados grego
Notícias ao Minuto

12:34 - 05/09/16 por Lusa

Mundo Moria

Os confrontos, que se prolongaram por várias horas na madrugada de hoje, começaram nas instalações reservadas aos menores de idade não acompanhados, de acordo com a agência de notícias grega, Ana.

Cerca de quatro dezenas de jovens escaparam do campo, depois de forçarem o portão de saída, e estão de momento a ser procurados pela polícia grega.

De acordo com testemunhos à Ana, os confrontos começaram entre nacionais sírios, afegãos e iraquianos, e alastraram-se ao resto do campo de refugiados, antes da intervenção das forças gregas anti-motim, precisou a agência.

As tensões têm sido recorrentes nas últimas semanas nas ilhas gregas do Egeu oriental, em particular em Lesbos e Samos, entre os cerca de 12 mil refugiados e migrantes que aí ficaram encurralados na sequência do acordo UE-Turquia, que prevê o reenvio para este país vizinho da Grécia dos refugiados chegados depois de 20 de março.

Ainda que sejam elegíveis à concessão de asilo, os menores não acompanhados sofrem como todos os outros refugiados as condições de sobrepopulação dos campos e dos meses de espera impostos pelas capacidades limitadas dos serviços gregos de asilo.

Estes serviços sofrem tanto da falha do apoio prometido à Grécia pelos parceiros europeus em termos de reforço de pessoal quanto das consequências da tentativa de golpe de Estado na Turquia em 15 de julho último, que congelou desde então o reenvio para este país dos refugiados.

As autoridades gregas preveem transferir para o continente uma parte dos 55 mil refugiados e migrantes vítimas do encerramento da rota migratória dos Balcãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório