Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ataques em Paris foram apenas parte do que havia sido planeado

CNN teve acesso a documentos da investigação.

Ataques em Paris foram apenas parte do que havia sido planeado
Notícias ao Minuto

12:00 - 05/09/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Jihad

Os ataques concertados de Paris, que custaram a vida a 130 pessoas e fizeram centenas de feridos, eram apenas uma parte dos planos da rede jihadista implicada no ataque.

A revelação é feita pela CNN, que teve acesso a cerca de 90 mil páginas recolhidas pela investigação levada a cabo na sequência dos ataques de Paris, em novembro passado.

Recorde-se que, na altura, a sala de espetáculos Bataclan foi o principal alvo dos jihadistas, mas houve também tiros e explosões junto ao Stade de France e em zonas de restaurantes e bares.

A autoridades acreditam que um outro ataque na Holanda, bem como vários outras ataques em França, incluindo a um supermercado em Paris, estavam nos planos dos jihadistas.

Explica ainda a cadeia de televisão norte-americana que os mesmos documentos mostram a forma organizada de trabalhar da rede responsável pelo ataque, que se sabe estar ligada ao autoproclamado Estado Islâmico.

Em causa estão métodos como os responsáveis pela organização do ataque revelavam apenas a informação essencial aos elementos que iriam fazer parte do ataque bem como formas de conseguirem partilhar informação, escapando ao radar das autoridades.

A mesma documentação refere ainda mais um suspeito dos ataques de Paris que não tinha sido ainda identificado e que esteve foragido durante meses, após os ataques de novembro.

Trata-se de um homem identificado pelas autoridades como Abid Tabaouni, que só foi detido no passado mês de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório