Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Detido primeiro suspeito por série de atentados na Tailândia em agosto

As autoridades tailandesas detiveram um homem suspeito de ter participado numa série atentados terroristas no centro e no sul do país, a 11 e 12 de agosto, que causaram quatro mortos e 35 feridos.

Detido primeiro suspeito por série de atentados na Tailândia em agosto
Notícias ao Minuto

10:42 - 05/09/16 por Lusa

Mundo Autoridades

O homem, que a imprensa tailandesa identificou como Abdulkadir Saleah, de 33 anos de idade, é natural da província de Pattani (sul) e era procurado por suspeita de, na madrugada de 12 de agosto, ter ateado o incêndio que atingiu o edifício de três andares visado nos atentados terroristas.

A polícia tailandesa acredita que pelo menos 20 terroristas participaram na colocação e detonação das 14 bombas que rebentaram a 11 e a 12 de agosto. Entre os 35 feridos nos atentados contam-se dez estrangeiros.

Abdulkadir Saleah foi o primeiro detido na sequência da investigação da polícia aos autores dos atentados. A maioria dos alegados terroristas envolvidos são pessoas sem antecedentes criminais, quase todos do sul do país, indicou o chefe da Polícia tailandesa, Chakthip Chaijinda.

As autoridades atribuíram a série de atentados a "motivações políticas", se bem que a investigação policial tenha recolhido provas que apontam para elementos do movimento separatista muçulmano que atua no sul do país.

Mais de 6.500 pessoas já morreram nas províncias de Pattani, Yala e Nharatiwat, uma região de maioria malaia e muçulmana, desde que, em 2004, os rebeldes locais retomaram a luta armada.

Os rebeldes muçulmanos consideram ser alvo de discriminação por parte da maioria budista e exigem a criação de um Estado que integre as três províncias (que constituíam o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há mais de um século).

A Tailândia é governada por uma junta militar desde 2014 (após um golpe de Estado).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório