Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Austrália condena jovem que planeou ato terrorista a 10 anos de prisão

Um tribunal australiano condenou hoje a dez anos de prisão um jovem que planeou um ataque terrorista contra a polícia durante as celebrações, em abril de 2015, em honra dos soldados mortos na I Guerra Mundial.

Austrália condena jovem que planeou ato terrorista a 10 anos de prisão
Notícias ao Minuto

06:35 - 05/09/16 por Lusa

Mundo Justiça

Sevdet Ramadan Besin, de 19 anos, declarou-se culpado, no passado mês de junho, do crime de preparação ou planificação de um ato terrorista.

O juiz Michael Croucher, do Supremo Tribunal do estado de Vitória, condenou o simpatizante do Estado Islâmico a dez anos de prisão, ainda que tenha a possibilidade de sair ao fim de sete anos e meio em liberdade condicional, segundo a emissora ABC.

Ao proferir a sentença, o magistrado afirmou que "é inconcebível que um jovem planeie o assassínio de um agente das forças de segurança atacando-o e decapitando-o com uma faca". Ainda assim, o juiz considerou possível reabilitar o jovem.

Besin, detido uma semana antes do Dia de Anzac de 2015, tinha comentado os seus planos com outro jovem britânico, que cumpre uma pena de cinco anos de prisão depois de se ter declarado culpado de incitar a um ataque terrorista nessas celebrações.

Durante o processo também foi dito que os dois jovens falaram sobre a possibilidade de pintar um canguru com os símbolos do Estado Islâmico, carregá-lo de explosivos e libertá-lo na cidade.

A Austrália registou, nos últimos anos, um aumento dos adolescentes e jovens atraídos por movimentos extremistas islâmicos, que se envolveram em atentados no solo australiano ou que tentaram sair do país para combater no Médio Oriente.

As autoridades australianas elevaram em setembro de 2014 o seu alerta terrorista para alto e desde então reforçaram a segurança e aprovaram uma série de leis antiterroristas, para evitar atentados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório