Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Tufão Namtheun toca terra no Japão

O tufão Namtheun tocou terra hoje na ilha japonesa de Kyushu, trazendo chuvas intensas e violentas rajadas de vento ao país, que foi atingido por quatro tufões no espaço de pouco mais de duas semanas.

Tufão Namtheun toca terra no Japão
Notícias ao Minuto

06:57 - 05/09/16 por Lusa

Mundo Kyushu

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla inglesa) alertou os habitantes do norte de Kyushu, onde a tempestade chegou pela 01:00 de hoje (17:00 de domingo em Lisboa), para o perigo de inundações e deslizamentos de terras.

O tufão, o 12.º da temporada de 2016 no Pacífico, encontrava-se, pelas 08:00 (meia-noite em Lisboa) muito próximo da cidade de Fukuoka, a quinta mais populosa do país, e deslocava-se para nordeste com ventos de 90 quilómetros por hora.

Espera-se que nas próximas horas que a tempestade se dirija para o Mar do Japão, chegando à costa das prefeituras de Yamaguchi, Shimane e Tottori, estendendo os seus efeitos para o centro da ilha de Honshu, a principal do arquipélago.

As autoridades ainda não deram conta de nenhum ferido grave, no entanto a JMA alerta que a tempestade causará chuvas intensas nas próximas horas.

Durante esse período prevê-se a queda de 150 milímetros acumulados no norte de Kyushu, na ilha de Shikoku e na região em torno da prefeitura de Aichi, um dos centros industriais mais importantes do país.

Nas zonas próximas de Osaka, a terceira cidade do país, espera-se uma acumulação de chuva até aos 180 milímetros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório