Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Cabo Verde: Confiantes, líderes apelam ao voto nas autárquicas

Praia, 04 set (Lusa) - Os líderes dos partidos políticos cabo-verdianos mostraram-se hoje confiantes num bom resultado nas eleições autárquicas e apelaram ao voto consciente, esperando que todo o processo eleitoral decorra de forma ordeira e tranquila.

Cabo Verde: Confiantes, líderes apelam ao voto nas autárquicas
Notícias ao Minuto

17:21 - 04/09/16 por Lusa

Mundo Eleições

A líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Janira Hopffer Almada, apelou ao voto, considerando que a participação de todos nas autárquicas é importante para a definição do futuro dos municípios cabo-verdianos.

A líder do maior partido da oposição cabo-verdiana, que detém a liderança de 08 das 22 câmaras, disse que espera conseguir "o melhor resultado possível" nas eleições.

Janira Almada não especificou o que seria o melhor resultado possível, mas durante a campanha o PAICV, que concorre em 21 dos 22 municípios, traçou como objetivo manter a liderança nas atuais oito câmaras municipais e conquistar o poder em "algumas outras".

"Estaremos sempre prontos para receber o veredicto do povo. Respeitamos a vontade do povo que é sempre soberano. Guardaremos com toda a serenidade e naturalidade os resultados eleitorais", afirmou a líder partidária após votar na cidade da Praia.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), o líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, que votou de manhã em São Vicente, apelou ao voto de forma ordeira e tranquila, em consciência e nas melhores propostas.

O líder da UCID, que concorre à presidência da Câmara de São Vicente, disse estar tranquilo e confiante num bom resultado nas autárquicas, em que o partido concorre ainda na Praia, no Sal, Paul e Ribeira Grande de Santo Antão.

O presidente do Partido Popular (PP), Amândio Barbosa Vicente, que concorre à presidência da Câmara da Praia, votou de manhã e disse à imprensa que as expetativas são as melhores em fazer um bom resultado. Além da Praia, o PP concorre em São Miguel (interior de Santiago).

Por sua vez, o líder do PTS, José Augusto Fernandes, que concorre apenas na Praia, disse que o resultado das autárquicas está "na mão do povo".

Já o líder do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), Ulisses Correia e Silva, o último dos líderes partidários a votar, reafirmou que o objetivo é aumentar "de forma significativa" o score que do partido, que neste momento detém o poder em 14 câmaras municipais.

Sobre o processo eleitoral, o também primeiro-ministro cabo-verdiano referiu que decorre normalmente, mas considerou que é preciso maior afluência dos eleitores às urnas, que acredita poderá acontecer durante a tarde.

As mesas de voto funcionam até às 18:00 locais (20:00 em Lisboa).

"O apelo que fazemos é que os cabo-verdianos, de Santo Antão à Brava, votem, usem aquilo que a democracia nos dá de melhor, que é nos momentos eleitorais usarmos o nosso voto para determinarmos quem nos vai governar, neste caso a nível municipal", apelou, esperando que as escolhas sejam feitas "em liberdade e com tranquilidade".

Cerca de 320 mil eleitores cabo-verdianos estão hoje a votar para as sétimas eleições autárquicas realizadas no país desde 1991, numa disputa em que 57 candidatos concorrem à presidência de 22 câmaras e assembleias municipais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório