Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente interino de Cabo Verde apela ao voto nas autárquicas

O Presidente da República interino de Cabo Verde, Jorge Santos, apelou hoje aos eleitores para exercerem o seu direito de voto nas autárquicas, considerando que só assim se pode consolidar e continuar a construir a democracia do arquipélago.

Presidente interino de Cabo Verde apela ao voto nas autárquicas
Notícias ao Minuto

13:41 - 04/09/16 por Lusa

Mundo Autárquicas

"O meu apelo é muito sincero a todos os cabo-verdianos e a todos os eleitores nacionais e estrangeiros para se dirigirem às suas mesas de voto para exercerem o seu direito de voto porque só assim vamos consolidar a continuar a construir a nossa democracia", apelou o chefe de Estado em exercício.

Jorge Santos, que exerce as funções de Presidente da República desde finais de julho em substituição de Jorge Carlos Fonseca, candidato presidencial, falava à imprensa após votar numa mesa instalada numa das escolas secundárias da cidade da Praia.

O chefe de Estado interino, que nos anos 1990 foi presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão, destacou a importância do poder local, considerando, porém, que precisa ser consolidado, ser mais robusto e mais qualificado.

"O poder local é um dos pilares fundamentais na afirmação e consolidação da nossa boa governação e do nosso Estado de Direito democrático", sustentou, referindo que as exigências e expetativas dos eleitores são cada vez maiores.

Jorge Santos disse que o primeiro resultado que espera das eleições autárquicas é uma boa participação dos cabo-verdianos, que diminui a abstenção e que haja um ambiente de muito civismo e tranquilidade em todo o processo.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, na oposição) tem insistido na necessidade de uma repartição do poder, tendo em conta que o Movimento para a Democracia (MpD) suporta o Governo e é o maior a nível autárquico, mas Jorge Santos considerou que será o eleitor a escolher os seus representantes.

Cerca de 320 mil eleitores cabo-verdianos estão hoje a votar para as sétimas eleições autárquicas realizadas no país desde 1991, num ato eleitoral em que 57 candidatos disputam a presidência das 22 câmaras e assembleias municipais.

Segundo dados da Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), para o escrutínio estão inscritos 319.242 eleitores, que poderão votar em mais de 1.200 mesas de votos espalhadas pelas nove ilhas habitadas do país.

As mesas de voto funcionam até às 18:00 locais (20:00 em Lisboa), sendo que os primeiros resultados provisórios deverão ser divulgados uma hora depois pelo Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) de Cabo Verde na página da Internet www.eleicoes.gov.cv.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório