Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Igreja de Inglaterra diz que "foi um erro" atribuir cargo a bispo gay

Nicholas Chamberlain deu uma entrevista onde revelou que mantém uma relação com um homem há vários anos. A Igreja já reagiu dizendo que "foi um erro" atribuir-lhe o cargo, em 2015.

Igreja de Inglaterra diz que "foi um erro" atribuir cargo a bispo gay
Notícias ao Minuto

19:41 - 03/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Inglaterra

Nicholas Chamberlain, clérigo de Grantham, em Inglaterra tornou-se no primeiro bispo a falar publicamente da sua orientação sexual, assumindo-se gay, numa entrevista dada ao jornal britânico Guardian, que está a ser replicada na imprensa do país.

Ao jornal, Nicholas disse manter uma relação de longa data com um homem. A entrevista surge na sequência de uma notícia que abordava a sua sexualidade.

O bispo afirmou na entrevista que a igreja sabia da sua homossexualidade quando assumiu este título e funções, em 2015. Contudo, os mais conservadores da Igreja de Inglaterra já reagiram à revelação e condenam-o, afirmando agora que a sua eleição para o cargo "foi um erro" e prometem "rezar por ele", escreve o Independent. 

"Não foi uma decisão minha fazer alarido deste anúncio", disse o bispo na entrevista, dando conta ainda de que obedece às regras da igreja anglicana que estipulam que os clérigos homossexuais devem ser celibatários.

"As pessoas sabem que sou gay, mas não é essa a primeira coisa que digo a alguém", disse Nicholas, acrescentando ainda: "A sexualidade é parte de quem eu sou, mas é no meu sacerdócio que me quero concentrar".

A homossexualidade dos clérigos é um assunto que divide opiniões no interior da Igreja de Inglaterra há vários anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório