Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Mariano Rajoy quer continar a tentar formar Governo

O líder do Partido Popular espanhol, Mariano Rajoy, defendeu hoje que tem o direito de continuar a tentar formar Governo com base no acordo assinado com os Ciudadanos, comprometendo-se a trabalhar para o "preservar e manter".

Mariano Rajoy quer continar a tentar formar Governo
Notícias ao Minuto

16:54 - 03/09/16 por Lusa

Mundo Espanha

A garantia foi dada por Rajoy na reunião do comité executivo do Partido Popular (PP, direita), que se realizou hoje, um dia depois de ter fracassado a segunda votação de investidura no parlamento, tendo 180 deputados votado contra e 170 a favor, o mesmo número da votação de quarta-feira.

O atual chefe do Governo em funções e líder do PP teve os mesmos apoios da primeira volta: 137 deputados do PP, 32 do partido de centro-direita Ciudadanos e um do partido regional Coligação Canária.

O resto da assembleia votou contra, entre eles os 85 do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e os 71 da coligação da esquerda radical Unidos Podemos.

Em conferência de imprensa realizada após o comité executivo do PP, a secretária-geral do Partido, Maria Dolores de Cospedal, afirmou que Mariano Rajoy contactou, após a votação falhada no parlamento, o presidente dos Ciudadanos, Albert Rivera.

A secretária-geral do partido adiantou que a reunião decorreu num clima de "unidade, força, coragem e integridade", considerando que o Partido Popular tem a "legitimidade dos votos" que saíram das eleições de 26 de junho para continuar a tentar formar Governo.

Já o presidente dos Ciudadanos disse hoje que se deve "tentar de tudo" para evitar terceiras eleições em Espanha e apelou ao PP e PSOE para trabalharem, porque "nada está acima dos espanhóis".

Albert Rivera afirmou que uma terceira eleição "não é uma opção" e salientou que vai "tentar tudo" para as evitar.

Por sua vez, o secretário-geral do PSOE, Pedro Sanchez, disse hoje que Espanha necessita "com urgência" de um governo "limpo de suspeitas de corrupção, social, justo e credível".

"A nossa palavra foi de que não iríamos permitir que ele (Mariano Rajoy) fosse primeiro-ministro e vamos cumprir", afirmou Pedro Sanchez, num encontro com militantes na Corunha.

O secretário-geral do PSOE adiantou que vai contactar, na próxima semana, os líderes do Podemos, Pablo Iglesias, e dos Ciudadanos.

O deputado da coligação da esquerda radical Unidos Podemos Miguel Ángel Bustamante avançou hoje que, depois do "fracasso" da segunda votação de investidura de Mariano Rajoy, é "o momento" do líder do PSOE formar um Governo "progressista", algo para o qual a sua formação será "flexível".

Miguel Ángel Bustamante afirmou aos jornalistas que Pedro Sanchez deve agora formar um Governo "alternativo" contra "a corrupção" de Rajoy.

"Ontem foi a crónica de uma morte anunciada", acrescentou o deputado, considerando que há "números e alternativas" para formar um Governo.

Já o ex-primeiro-ministro espanhol José Luis Zapatero considerou hoje que a realização de terceiras eleições colocaria em causa a confiança dos cidadãos nos políticos e defendeu um pacto entre as partes para desbloquear a falta de Governo, iniciativa que os eleitores apreciariam.

"Antes de se convocar eleições pela terceira vez, temos que convocar a responsabilidade dos partidos e eu tenho a convicção absoluta de que os cidadãos vão apoiar uma saída diferente do eleitoral", disse Zapatero, sublinhando que a repetição de eleições seria "muito grave".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório