Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'Frexit'? Le Pen promete referendo se ganhar eleições

Depois do Brexit, França pode pedir para sair da União Europeia.

'Frexit'? Le Pen promete referendo se ganhar eleições
Notícias ao Minuto

15:07 - 03/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo França

As eleições presidenciais em França estão a aproximar-se e Marine Le Pen tem mais uma jogada na manga. Agora, Le Pen afirmou que caso ganhe as eleições, vai dar o poder ao povo de decidir se quer ou não continuar na União Europeia. Podemos estar a assistir um ‘Frexit’?

Num discurso em Brachay, França, explicou: “Eu irei fazer um referendo sobre a presença de França na União Europeia. É possível mudar as coisas. Olhem para os britânicos, eles escolheram o seu destino, eles escolheram a sua independência. Nós podemos voltar a ser independentes”, cita o Daily Express.

Esta já não é a primeira vez que a candidata francesa admite fazer um referendo, caso consiga. Quando o Brexit venceu, Le Pen não hesitou e escreveu no seu Twitter: “Vitória à liberdade! Assim como já peço há muitos anos, precisamos do mesmo referendo em França e nos países da União Europeia”.

França tem sido alvo de vários ataques terroristas pelo Estado Islâmico. Desde novembro que o governo ativou o estado de emergência, após a morte de pelo menos 130 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório