Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Forças líbias lançam ofensiva contra posições do Estado Islâmico

As forças do governo líbio de união nacional (GNA) lançaram hoje uma nova ofensiva contra o último reduto do Estado Islâmico (EI) em Sirte, na Líbia, segundo fonte das forças líbias.

Forças líbias lançam ofensiva contra posições do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

14:11 - 03/09/16 por Lusa

Mundo Sirte

"Os combates começaram. As nossas forças atacaram as últimas posições do 'Daesh' [Estado Islâmico] ", indicou um elemento das GNA, citado pela agência France Presse.

"As nossas forças avançaram para o interior dos últimos bastiões (de resistência) onde se escondiam os últimos combatentes do 'Daesh' no bairro N.3 e assumiu o controlo de várias posições", incluindo dois bancos e um hotel, afirmou por seu turno a força leal ao regime na sua página na rede social 'Facebook'.

De acordo com a mesma fonte, nesta operação as forças do governo líbio conseguiram ainda impedir um ataque suicida com uma viatura armadilhada.

Estes combates causaram a morte a pelo menos um elemento das GNA, segundo fonte do hospital central de Misrata, citada pela France Presse.

A operação militar para tomar o controlo desta cidade líbia foi lançado em maio pelas tropas fiéis ao GNA, o único executivo líbio reconhecido pela comunidade internacional.

No passado domingo, as forças do GNA anunciaram o início da "última batalha" para reconquistar a totalidade de Sirte, onde um milhar de combatentes cercou agora os dois últimos bairros controlados pelos jihadistas.

Sirte é uma cidade do Golfo de Sidra, na Líbia, onde nasceu o ex-líder daquele país, Muammar Kadhafi.

A cidade foi praticamente destruída e saqueada durante a guerra civil em 2011, tendo sido o último ponto de resistência dos partidários do regime deposto, até ter sido tomada por militantes do EI, em 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório