Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Bispo inglês é o primeiro a admitir que tem uma relação homossexual

Nicholas Chamberlain decidiu contar o seu ‘segredo’ depois de um jornal ameaçar que ia revelar a sua sexualidade.

Bispo inglês é o primeiro a admitir que tem uma relação homossexual
Notícias ao Minuto

07:52 - 03/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Reino Unido

O Bispo de Grantham, em Inglaterra, é o primeiro bispo a admitir que é homossexual e que está mesmo numa relação com um homem.

Nicholas Chamberlain decidiu contar a sua história, depois de um jornal britânico o ter ameaçado que iria revelar o seu 'segredo', escreve o The Guardian. Mesmo assim, garantiu que a sua orientação sexual já era conhecida.

“As pessoas sabem que eu sou gay, mas não é obviamente a primeira coisa que diria a alguém. A minha orientação sexual faz parte de quem eu sou, mas é no meu cargo que estou focado”, disse o bispo numa entrevista exclusiva ao jornal inglês.

Chamberlain consagrou-se bispo em novembro de 2015 e todos aqueles que estiveram envolvidos na cerimónia sabiam qual era a sua orientação sexual. “Sempre tive e estou plenamente consciente da relação bastante longa do Nick. A decisão de se ter tornado bispo foi baseada nas suas capacidades. Ele vive de acordo com as regras da igreja e a sua orientação sexual é completamente irrelevante para o seu cargo”, disse Justin Welby, arcebispo de Canterbury.

Nos últimos anos – devido às fortes crenças de que o casamento é composto por duas pessoas do sexo oposto – a Igreja tem estado envolvida numa série de discussões internas devido aos direitos da comunidade LGBT.

Em 2003, Peter Wheatley, então bispo de Edmonyon, admitiu ser gay e que estava a viver com o seu parceiro. Denominava-se como um "cristão celibatário, que vivia segundo os ensinamentos cristãos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório