Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cidade do centro do Mali cai sob controlo de jihadistas

A cidade de Boni, no centro do Mali, voltou a ficar hoje sob controlo dos movimentos de guerrilha 'jihadista', depois de vários edifícios administrativos terem sido atacados e o exército expulso da área, disseram várias fontes à AFP.

Cidade do centro do Mali cai sob controlo de jihadistas
Notícias ao Minuto

20:53 - 02/09/16 por Lusa

Mundo Boni

"Agora, os 'jihadistas' controlam a cidade de Boni. Eles infiltraram-se na cidade e hoje dispararam sobre vários edifícios", disse um dirigente eleito, sob anonimato, acrescentando que "o exército já não está" presente.

Boni tem uma população de vários milhares e aos cair da noite permanecia sob controlo de um grupo armado não identificado, que atacou edifícios administrativos e incendiou as instalações do presidente da autarquia.

"Solicitámos às nossas forças presentes em Boni que retirassem para a localidade de Douentza, o que foi feito", disse à AFP uma fonte militar, solicitando também o anonimato, enquanto o exército do Mali recusou comentar o incidente.

A cidade de Douentza está a cerca de 90 quilómetros de Boni.

A intervenção militar internacional, iniciada em janeiro de 2013 e que ainda prossegue, expulsou vários grupos de combatentes islamitas dos principais centros urbanos, mas grandes partes do Mali continuam fora do controlo das tropas estrangeiras ou do governo.

No início do ano passado, estes grupos recomeçaram a fazer ataques no centro do país, bem como no norte, onde a instabilidade predomina há muitos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório