Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Putin desmente pirataria do Partido Democrata norte-americano

O presidente da Rússia desmentiu hoje acusações de pirataria informática pelo Estado russo de responsáveis do Partido Democrata norte-americano, apesar de considerar importante a divulgação das mensagens pirateadas.

Putin desmente pirataria do Partido Democrata norte-americano
Notícias ao Minuto

16:18 - 02/09/16 por Lusa

Mundo Rússia

"Não sei de nada sobre isto e a nível do Estado, a Rússia nunca fez isso", afirmou Vladimir Putin, em entrevista à agência noticiosa Bloomberg.

"O que é importante, é que o conteúdo tenha sido difundido junto do público", acrescentou o presidente russo, estimando que as acusações contra Moscovo visam "desviar a atenção" do conteúdo das mensagens.

Depois da publicação de cerca de 20 mil mensagens pirateadas das contas de sete responsáveis do Partido Democrata, Moscovo foi acusado de ter orquestrado esta fuga para influenciar a campanha eleitoral norte-americana a favor do candidato republicano Donald Trump.

A fuga ocorreu no final de julho, três dias antes do início da convenção democrata.

As mensagens pirateadas, trocadas entre janeiro de 2015 e maio deste ano, foram publicadas pelo 'site' WikiLeaks e deixam evidente a desconfiança e desprezo de responsáveis partidários por Bernie Sanders, antigo rival da candidata Hillary Clinton, durante as primárias democratas.

A equipa de Clinton deu a entender que a Rússia podia estar na origem da pirataria para favorecer Trump, que não escondeu a admiração por Putin.

Em julho, o Kremlin considerou as acusações absurdas, lamentando as "tentativas maníacas de usar a Rússia na campanha eleitoral nos Estados Unidos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório