Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Chefes da diplomacia da UE apelam ao diálogo com a Turquia

A União Europeia deve continuar o diálogo com a Turquia, apesar das tensões após a tentativa falhada de golpe de Estado em julho e das posteriores purgas, afirmaram os chefes da diplomacia da UE reunidos hoje em Bratislava.

Chefes da diplomacia da UE apelam ao diálogo com a Turquia
Notícias ao Minuto

15:30 - 02/09/16 por Lusa

Mundo Bratislava

O ministro dos Negócios Estrangeiros eslovaco, Miroslav Lajcak, lamentou a "frustração" que se desenvolveu entre as duas partes, apesar da condenação firme e imediata da tentativa de golpe de Estado na Turquia.

"A Turquia é um parceiro importante e devemos clarificar entre nós o que queremos da Turquia e com a Turquia", afirmou alguns minutos antes da abertura de uma reunião informal com os seus 27 colegas da União.

Os 28 ministros devem preparar o encontro previsto para sábado com o ministro dos Assuntos Europeus turco, Omer Celik.

Lajcak, cujo país assegura a presidência rotativa do Conselho da UE, insistiu que não seria prudente interromper as negociações de adesão com Ancara.

"Penso sinceramente que o processo de adesão é a melhor alavanca da UE para influenciar as políticas nos países candidatos", sublinhou, uma opinião partilhada pelo seu homólogo italiano.

Paolo Gentiloni Silveri considerou que a União deve ser "muito clara" quer no seu "apoio às autoridades turcas após o golpe falhado" quer no seu "pedido de respeito do Estado de direito e dos direitos humanos".

A Turquia é um elemento chave na estratégia da UE para conter os fluxos de migrantes no seu território, mas os dirigentes turcos têm multiplicado os sinais de irritação contra a União nas últimas semanas.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, assegurou que o seu país não alterará a sua legislação antiterrorista, uma exigência da União para isentar os turcos de visto.

Em meados de agosto, o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, acusou a UE de "humilhar" a Turquia, condicionando o respeito do acordo migratório entre às duas partes à liberalização dos vistos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório