Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Um ano depois da morte de Aylan Kurdi, alguém se lembra dele?

Não há dia em que o pai de Aylan Kurdi, o menino que foi encontrado numa praia da costa da Turquia, não se lembre da família que perdeu no mar. Mas o dia 2 de setembro é diferente.

Um ano depois da morte de Aylan Kurdi, alguém se lembra dele?
Notícias ao Minuto

14:26 - 02/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Síria

No dia em que se assinala um ano da morte de Aylan Kurdi, o bebé sírio de três anos que morreu afogado na tentativa de fugir da guerra e que se tornou um símbolo do conflito, o pai do menino deu uma entrevista à BBC onde falou da dificuldade com que vive o dia 2 de setembro e da esperança que tem de que os líderes mundiais possam parar a guerra na Síria.

Há um ano, Abullah fugira com mulher, Rehan, e outro filho, Galip, de 5 anos, para tentar chegar ao Canadá, onde viviam já familiares. A intenção de Abullah mantivera-se firme, apesar de o pedido de asilo já ter sido negado.

Da família, apenas Abdullah sobreviveu à tentativa de travessia de barco entre a Turquia e a Grécia, em que, além dos familiares, morreram pelo menos outras nove pessoas. "Todos os dias penso neles, mas hoje sinto-me como se tivessem vindo até mim e dormido comigo. Isso entristeceu-me outra vez", desabafou.

O homem que ficou sem família naquela trágica travessia vê cada vez pior a situação dos refugiados e a escalada da guerra está a obrigar cada vez mais pessoas a partir. "Espero que todos os líderes mundiais possam tentar parar a guerra, para que as pessoas possam voltar a ter uma vida normal".

Em 2015, ano da tragédia de Aylan, que no fundo é a de muitas outras crianças, mais de um milhão de refugiados e migrantes chegaram à Europa de barco vindos da Turquia, mas muitos outros milhares perderam a vida ao entrar em barcos sobrelotados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório