Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Morreu o presidente do Uzbequistão, Islam Karimov

Tinha 78 anos e era considerado um ditador que liderava um país onde nunca soube o que são eleições livres.

Morreu o presidente do Uzbequistão, Islam Karimov
Notícias ao Minuto

09:33 - 02/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Óbito

O líder do Uzbequistão, Islam Karimov, não resistiu a um derrame cerebral no domingo passado que o levou a ser internado no hospital em estado considerado grave.

A notícia da sua morte foi avançada esta sexta-feira à Reuters por fonte oficial, escreve o Independent.

Recorde-se que o antigo 'aparatchik' soviético, acusado por organizações de defesa dos direitos humanos de reprimir brutalmente qualquer dissidência, liderava o Uzbequistão desde 1989, antes da independência da URSS de 1991.

Karimov, que foi reeleito em 2015 com mais de 90% dos votos, não tinha sucessor conhecido e o país nunca teve um processo eleitoral considerado justo e livre por organismos internacionais. A filha mais velha do presidente, Gulnara, outrora vista como potencial sucessora, caiu em desgraça depois de criticar publicamente membros da família e responsáveis políticos.

Gulnara foi colocada em prisão domiciliária em 2014, depois de ter acusado a mãe e a irmã mais nova de bruxaria, comparado o pai a Estaline e acusado o poderoso chefe dos serviços de segurança de corrupção.

Islam Karimov foi criado num orfanato na antiga cidade de Samarcanda. Estudou engenharia mecânica, aderiu ao Partido Comunista e, em 1989, quando era ministro das Finanças, foi promovido ao cargo de primeiro secretário do partido no Uzbesquistão, ascendendo à liderança do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório