Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro casal indiano no topo do Evereste mentiu para lá (não) chegar

Durante dez anos, este casal indiano não poderá dedicar-se ao alpinismo no Nepal.

Primeiro casal indiano no topo do Evereste mentiu para lá (não) chegar
Notícias ao Minuto

17:37 - 01/09/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Nepal

Foi a 23 de maio que Dinesh e Tarakeshwari Rathod se tornaram o primeiro casal indiano a subir ao cume de 8.848 metros do Evereste. Tinham até fotos a prová-lo, o problema é que as fotos foram forjadas.

O casal não terá conseguido atingir o topo mas ao mundo contaram que sim, que tinham subido cada passo daquela íngreme e difícil subida. Para enganar, usaram fotos de outras pessoas que tinham conseguido este incrível feito, alterando-as por forma a que fossem eles a surgir nelas.

O caso, no entanto, deixou outros montanhistas desconfiados. Até que se percebeu que o casal tinha mesmo mentido. A confirmação chegou esta semana, com as autoridades nepalesas a confirmarem o engodo.

Inicialmente, o Nepal até acreditou que tivesse sido verdade. Mas à medida que as contradições começaram a surgir e as imagens foram sendo expostas como engodo, o cenário mudou para este casal indiano.

Se estavam à procura de fama, Dinesh e Tarakeshwari Rathod têm-na agora, mas com uma dose de ironia à mistura.

Muitos montanhistas, saliente-se, iniciam carreiras como escritores ou a dar palestras após este feito. Não será o caso para este casal indiano. Ainda para mais, caso um dia queiram mesmo fazer esta subida, vão ter de esperar.

As autoridades do Nepal castigaram-nos: encontram-se banidos durante os próximos dez anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório