Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Reino Unido continuará a ser "potência europeia dedicada"

O chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, assegurou hoje que o Reino Unido vai continuar a ser uma "potência europeia dedicada" depois de sair da União Europeia, numa reunião internacional sobre política de segurança na Alemanha.

Reino Unido continuará a ser "potência europeia dedicada"
Notícias ao Minuto

15:27 - 01/09/16 por Lusa

Mundo Boris Johnson

Falando à imprensa à margem da reunião da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), em Potsdam (leste), Johnson assegurou que o 'Brexit' não vai desligar o Reino Unido do continente.

A sua presença na reunião, disse, "insere-se numa mensagem mais ampla para o mundo de que, seja qual for a nossa relação com os tratados da UE, o Reino Unido não vai sair da Europa".

"Numa perspetiva alargada, somos um país europeu, somos uma potência europeia dedicada", disse Johnson, nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros após o referendo de 23 de junho que decidiu o 'Brexit'.

"Vamos continuar integralmente envolvidos na diplomacia e na política do nosso continente", disse.

Qualificando a OSCE de "organização fantástica", Johnson disse que a reunião informal de 40 ministros dos Negócios Estrangeiros dos seus Estados-membros vai ser consagrada em grande parte ao conflito no leste da Ucrânia.

"Penso que todos concordarão que o vasto continente europeu está muito melhor do que há 30 anos, mas há claramente problemas", disse.

"Vamos falar do que podemos fazer para garantir que os observadores da OSCE podem ter o acesso de que necessitam e que a integridade territorial [da Ucrânia] é completa e devidamente respeitada", disse.

Os observadores da OSCE no leste da Ucrânia têm registado frequentes violações do cessar-fogo assinado em Minsk em fevereiro de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório