Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Aos 104 anos, mulher italiana vê o mar pela primeira vez

“Senti-me no paraíso”, disse a idosa.

Aos 104 anos, mulher italiana vê o mar pela primeira vez
Notícias ao Minuto

12:08 - 01/09/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Liguria

Maria Bernacchi tem 104 anos e garante que o segredo para a sua longevidade está no trabalho e nos bons amigos que fez ao longo da sua vida.

Apesar de ter mais de 100 anos, Maria ainda tem três desejos por realizar, sendo que um deles foi agora concretizado: ver o mar.

Conta o jornal italiano La Stampa que graças a Liliana, a enfermeira que cuida dela, Maria está de férias num mosteiro em Finale Pia situado numa aldeia litoral da região de Liguria, cuja capital é Génova, no noroeste de Itália.

O sonho tornou-se realidade na última terça-feira quando Maria, acompanhada por elementos do mosteiro e nadadores-salvadores colocou os pés na areia.

“Apercebi-me que quando eu dizia ‘mar’ não tinha noção do que é que estava a falar. Ver o mar foi uma enorme satisfação e uma grande alegria para o meu coração, mas sentir a água nos pés foi maravilhoso”, disse a idosa citada pelo jornal La Stampa.

Inicialmente, o plano era de que a estadia tivesse a duração de oito dias, mas Maria e Liliana decidiram alargar o número dias e, assim, vão passar o resto do mês em Finale Pia.

“Agora que descobri o que é o mar não quero ir embora”, afirmou Maria.

Realizado o sonho de ver o mar, Maria tem ainda dois desejos por cumprir. O primeiro é mudar de casa, pois a idosa vive no terceiro andar de um prédio em Milão que não tem elevador. O segundo é conhecer o Papa Francisco que descreve como sendo o seu Papa “preferido” de todos os que viu liderar a Santa Sé.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório