Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Obama alerta que nenhum país está imune às alterações climáticas

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou na quarta-feira que nenhum país está imune às alterações climáticas e insistiu na importância de se cumprirem os compromissos do Acordo de Paris.

Obama alerta que nenhum país está imune às alterações climáticas
Notícias ao Minuto

09:07 - 01/09/16 por Lusa

Mundo Clima

Obama falava na Conferência de Líderes das Ilhas do Pacífico, no Havai, a segunda paragem da sua viagem dedicada à defesa do meio ambiente, que começou na quarta-feira no Nevada (Estados Unidos) e vai terminar na China, na cimeira do G20.

"Nenhuma nação, nem sequer uma tão poderosa como os Estados Unidos, está imune às alterações climáticas", alertou o Presidente, explicando que no Alasca os glaciares estão a derreter a um ritmo "sem precedentes" e que o mar está a "engolir" as aldeias.

"Enquanto alguns membros do Congresso dos Estados Unidos ainda discutem se as alterações climáticas são reais ou não, muitos estão a planear novas localizações para os seus povos. O Kiribati comprou terras noutro país porque um dia pode ficar submerso", acrescentou.

Por esse motivo, disse Obama, durante os seus quase oito anos na Casa Branca, dedicou "grande parte do seu tempo e energia" a combater as alterações climáticas, já que ainda "se está a tempo".

Além de ter multiplicado a produção de energia eólica, solar e os postos de trabalho relacionados com estas indústrias, Obama disse ter sido o Presidente que mais fez para proteger a Terra na história dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório