Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente mexicano reúne-se com Trump para encarar "ameaça e risco"

O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, justificou hoje o seu encontro com o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, com a necessidade de "enfrentar a ameaça e o risco" que representa para o seu país.

Presidente mexicano reúne-se com Trump para encarar "ameaça e risco"
Notícias ao Minuto

08:07 - 01/09/16 por Lusa

Mundo Peña Nieto

"Como Presidente da República, tenho uma única responsabilidade, que é cuidar dos mexicanos e olhar pelo México", declarou o mandatário numa entrevista ao canal Televisa.

Peña Nieto acrescentou que "hoje, como nunca terá acontecido noutro momento da história eleitoral dos Estados Unidos, o México faz parte do debate e houve posicionamentos que, francamente, representam uma ameaça e um risco para o México".

Peña Nieto e Trump encontraram-se na quarta-feira, após um convite do Presidente mexicano, tendo reunido à porta fechada.

Em conferência de imprensa na residência presidencial de Los Pinos, depois da reunião, Trump expressou "grande respeito" pelo povo mexicano, mas reiterou a necessidade de construir um muro para acabar com a migração ilegal.

Desde o início da sua campanha que Trump tem lançado ataques aos imigrantes mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos, prometendo severas medidas anti-imigração, incluindo deportações em massa.

O republicano prometeu, se eleito, construir um muro na fronteira entre os dois países, que seria, afirmou, pago pelo Governo mexicano.

Quando lançou a sua campanha, no ano passado, Trump descreveu os imigrantes mexicanos como traficantes de droga e violadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório