Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Jornalistas impedidos de entrar na Venezuela para cobrir manifestação

O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa da Venezuela (SNTP) denunciou hoje que as autoridades estão a impedir a entrada e a expulsar do país os jornalistas internacionais que previam cobrir a manifestação opositora de hoje.

Jornalistas impedidos de entrar na Venezuela para cobrir manifestação
Notícias ao Minuto

07:31 - 01/09/16 por Lusa

Mundo Sindicatos

A denúncia tem lugar quando faltam apenas horas para que a oposição realize a "toma de Caracas", uma concentração com a qual pretende exigir a realização de um referendo revogatório do mandado do Presidente Nicolás Maduro.

"Não estão a permitir a entrada das equipas de imprensa internacional que vêm fazer cobertura à marcha o que, independentemente das posições políticas, é um facto de importância para o coletivo e que necessariamente tem que ser coberto por todos os meios [de comunicação]", disse Marco Ruíz à Unión Rádio.

O porta-voz do SNTP frisou que aquele sindicato está a "trabalhar com protocolos de segurança" mas que, tendo em conta os acontecimentos, "parece não haver disponibilidade por parte das autoridades do Estado para oferecer essas garantias".

"Neste momento estou a tentar falar com uns colegas jornalistas de Le Monde (França), que estão no aeroporto, um outro companheiro da Rádio Caracol (Colômbia) e outro da NPR, que estão a ser deportados", disse.

Segundo Marco Ruiz, as autoridades venezuelanas "tentam dizer de que [os jornalistas] não foram admitidos [a entrar no país] mas o que ocorre é que não estão a permitir a entrada aos meios de comunicação internacionais".

Na última terça-feira uma equipa de três jornalistas da cadeia televisiva Al Jazzera, foi retida pelas autoridades ao chegar Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, quando pretendia entrar no país para fazer a cobertura das atividades convocadas pela oposição para 1 de setembro.

Segundo a imprensa venezuelana, no mesmo dia foi expulsa uma jornalista do México.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório