Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

"Condenaram uma pessoa inocente e consumaram golpe de estado"

A ex-Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse hoje que foi vítima de um "golpe de estado parlamentar" com a sua destituição, votada pelo Senado (câmara alta do parlamento).

"Condenaram uma pessoa inocente e consumaram golpe de estado"
Notícias ao Minuto

20:08 - 31/08/16 por Lusa

Mundo Dilma Rousseff

"Condenaram uma pessoa inocente e consumaram um golpe de estado parlamentar", disse Dilma Rousseff, que estava rodeada de apoiantes, aos jornalistas a partir do Palácio da Alvorada, uma das residências oficiais usadas pelo Presidente do Brasil.

Dilma Rousseff perdeu hoje o mandato presidencial depois de uma votação no Senado (câmara alta parlamentar) em Brasília, em que dos 81 senadores brasileiros presentes, 61 votaram pela sua destituição e apenas 20 a apoiaram.

A decisão colocou um ponto final a um processo que se prolongou por nove meses e dividiu o país com argumentos jurídicos e políticos.

Dilma Rousseff foi condenada por ter assinado três decretos de créditos suplementares em 2015 sem autorização do Congresso e por ter usado dinheiro de bancos públicos em programas do Tesouro, realizando manobras contabilísticas, as popularmente chamadas "pedaladas fiscais".

Dilma Rousseff tornou-se a primeira Presidente deposta no Brasil depois do fim do regime militar na década de 1980.

Antes dela, o ex-Presidente Fernando Collor de Mello havia sido indiciado em um processo semelhante em 1992, mas renunciou pouco antes da votação do 'impeachment' (destituição).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório