Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Rajoy perde a primeira votação para investidura

Mariano Rajoy não foi eleito presidente do Governo.

Rajoy perde a primeira votação para investidura
Notícias ao Minuto

19:08 - 31/08/16 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Espanha

O Congresso dos Deputados (parlamento) espanhol chumbou hoje em Madrid a candidatura à presidência do Governo de Mariano Rajoy que conseguiu recolher apenas 170 votos de confiança dos 176 necessários à sua investidura.

De um total de 350 deputados, Mariano Rajoy recolheu a confiança de 170, tendo todos os outros 180 votado contra, entre eles os 85 do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e os 71 da coligação Unidos Podemos (esquerda radical).

Na votação de hoje, Mariano Rajoy precisava de obter a confiança da maioria absoluta dos deputados, 176 votos de um total de 350.

Mariano Rajoy terá daqui a 48 horas, na sexta-feira, uma segunda oportunidade para ser investido, precisando nessa altura apenas de obter uma maioria simples, mais votos a favor do que contra, mas a tarefa continua a parecer impossível.

O atual chefe do Governo em funções teve o apoio expresso dos deputados do PP (137), Ciudadanos (32) e Coligação Canárias (1), um total de 170 votos.

A votação da tarde de hoje inicia um período de dois meses (até 31 de outubro) em que ainda é possível formar um novo Executivo, antes da dissolução do parlamento e a convocação de novas eleições, provavelmente para o Dia de Natal, 25 de dezembro próximo.

Se isso acontecer, serão as terceiras eleições legislativas que se realizam no espaço de um ano, depois de na primeira consulta, em 20 de dezembro de 2015, e na segunda, em 26 de junho último, as quatro principais forças políticas espanholas (PP, PSOE, Unidos Podemos e Ciudadanos) não terem conseguido chegar a um acordo para formar um Governo estável em Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório