Procurar

Giorgio Napolitano aceita novo mandato como Presidente de Itália

O Presidente italiano, Giorgio Napolitano, aceitou este sábado recandidatar-se a um segundo mandato, respondendo a um apelo dos principais partidos para que ajudasse a resolver o impasse político em Itália.

Giorgio Napolitano aceita novo mandato como Presidente de Itália

© Reuters

Lusa
20/04/2013 14:33 ‧ há 12 anos por Lusa

"Consciente das razões que me apresentaram e, no respeito pelas personalidades que até agora se submeteram ao voto para as eleições do novo chefe de Estado, considero que tenho o dever de oferecer a disponibilidade que me foi pedida", afirmou Napolitano em comunicado.

O chefe de Estado, que cumprirá 88 anos em Junho, deverá conseguir a maioria absoluta naquela que será a sexta votação dos "grandes eleitores" italianos, sendo reeleito para um mandato de sete anos.

Napolitano, que em várias ocasiões manifestou vontade de não voltar a candidatar-se, nomeadamente por causa da idade, aceitou a sua reeleição explicando que não pode rejeitar esta responsabilidade.

"Move-me nestes momentos o sentimento de não poder subtrair-me a esta responsabilidade perante o país, esperando que esta corresponda a uma semelhante e colectiva assunção de responsabilidades", acrescentou.

Os principais partidos italianos, que após cinco votações não conseguiram eleger o sucessor de Giorgio Napolitano, uma personalidade unanimemente respeitada no país, pediram hoje ao presidente que considerasse apresentar a sua candidatura a mais um mandato.

Napolitano recebeu hoje Pier Luigi Bersani, que apesar de demissionário representou o Partido Democrata, Silvio Berlusconi, líder do partido do Povo e da Liberdade, o presidente do Governo em funções, Mario Monti e membros do seu partido Eleição Cívica, bem como representantes de outros partidos.

"Todos os interlocutores expressaram a convicção de que perante a grave situação que se criou durante as eleições para o novo chefe de Estado é urgente que o Parlamento dê exemplo de unidade e coesão nacional", refere uma nota da presidência italiana.

Giorgio Napolitano termina o mandato de presidente da República a 15 de Maio.

A eleição presidencial em Itália é feita por uma assembleia de “grandes eleitores” constituída pelos 315 senadores, pelos 630 deputados e 62 delegados regionais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10