Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Turquia afirma já ter detido mais de 400 militantes do ISIS este ano

A Turquia deteve mais de 400 alegados terroristas estrangeiros vinculados ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) desde o início deste ano, declarou hoje o ministro do Interior turco, Efkan Ala.

Turquia afirma já ter detido mais de 400 militantes do ISIS este ano
Notícias ao Minuto

15:35 - 31/08/16 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

O número de suspeitos 'jihadistas' detidos pelas forças de segurança turcas no mesmo período ascende a 815 pessoas, explicou Efkan Ala às estações de televisão turcas.

As declarações do responsável surgem em resposta a críticas de responsáveis ocidentais que acusam a Turquia de, nos últimos anos, não ter tudo o que estava ao seu alcance para combater o EI.

Milhares de 'jihadistas' da Europa, do Médio Oriente, de África e da Ásia têm vindo a utilizar a Turquia como porta de entrada para os territórios controlados pelo EI na Síria e no Iraque.

O porta-voz presidencial turco, Ibrahim Kalin, também se referiu hoje à suposta postura permissiva da Turquia face aos jihadistas.

"Criticavam-nos por não lutar contra o EI e agora que estamos a combatê-los de forma ativa e efetiva também somos criticados", disse Kalin, acrescentando que a Turquia vai continuar a combater o terrorismo com ou sem o apoio do Ocidente.

Kalin assegurou que o seu país está envolvido numa luta contra três organizações terroristas: o EI, o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e a rede de seguidores do líder religioso Fethullah Gülen, que Ancara acusa de estar por detrás do golpe de Estado falhado de 15 de julho último.

Na semana passada, o exército turco lançou uma ofensiva no noroeste da Síria para expulsar o EI e travar a progressão das milícias curdo-sírias, que diz serem o braço armado do PKK.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório