Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Já são 16 os turcos que pediram asilo na Grécia após golpe

Um juiz turco apresentou hoje um pedido de asilo na Grécia, segundo a imprensa grega, aumentando para 16 o número de cidadãos turcos que solicitaram proteção às autoridades helénicas após o golpe falhado de 15 de julho.

Já são 16 os turcos que pediram asilo na Grécia após golpe
Notícias ao Minuto

17:46 - 30/08/16 por Lusa

Mundo Turquia

O homem chegou à ilha grega de Quios a bordo de um bote como se fosse mais um refugiado. Foi interrogado pela polícia e presente a um juiz sob a acusação de "entrada ilegal no país", tendo sido condenado a um mês de prisão, com pena suspensa durante três anos.

Agora, o juiz turco apresentou um pedido de asilo e, segundo os 'media' locais, será brevemente transferido para Atenas.

Na sequência da tentativa de golpe militar, o governo da Turquia declarou o estado de emergência e desencadeou uma purga em diversos organismos estatais e setores da sociedade turca, incluindo nas áreas da justiça, educação, defesa e comunicação social, para localizar os alegados seguidores do opositor Fethullah Gülen, acusado por Ancara de ter planeado o golpe falhado.

Na semana passada um casal de professores universitários e os seus dois filhos cruzaram a fronteira turca e percorreram o caminho até à cidade grega vizinha Alexandroupolis para pedir asilo.

Três alegados empresários turcos também solicitaram asilo às autoridades gregas depois de terem chegado à ilha grega de Rodes.

O caso mais complexo para as autoridades gregas será o dos oito militares turcos que chegaram de helicóptero à cidade de Alexandroupolis no dia seguinte à tentativa de golpe, a 16 de julho.

O pedido de asilo destes militares continua a ser analisado pela justiça helénica, enquanto o Executivo de Ancara exige a sua extradição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório